O Tempo Sempre Está a Nosso Favor

Por Gabriela Camargo, .
Rascunho automático 2

Quando a temperatura começa a subir os clichês começam a saltar aos nossos olhos junto com as primeiras campanhas de Natal. Dizem que na primavera brota uma certa vontade de mudar, renovar, renascer assim como o sol, as folhas verdinhas e as flores. Esse movimento de mudança é uma força que pode fazer um bem enorme para o corpo e para a alma, pode nos ajudar a abandonar maus hábitos e ter uma vida mais saudável. Pode, até mesmo, ser aquela força que faltava para a eterna promessa de Ano Novo de entrar em forma, se alimentar melhor e fazer exercícios.

Quando começamos a pensar em colocar mais a cara e o corpinho no sol, queremos o melhor da vida. Compartilhar com o mundo tudo o que é bom e é aí que pode surgir alguma insegurança. Será que estou bem o suficiente? Sabe como é, as árvores carregadas de flores inspiram perfeição, o céu azul e o clima bom também. Será que eu acompanho?

Claro que a perfeição é um conceito bem subjetivo, principalmente no que diz respeito à beleza. Além de cada pessoa ter seus gostos pessoais e cada cultura influenciar de um jeito ou de outro, sua definição muda muito ao longo do tempo. Hoje é difícil imaginar, mas já foi considerado um modelo de perfeição feminina ter testa bem grande, a ponto das mulheres rasparem as sobrancelhas e o início da linha do cabelo. Os homens, por sua vez, já usaram muita maquiagem sem que isso fosse considerado pouco masculino.

Se a perfeição é subjetiva, o que você está buscando pode ser uma grande ilusão. Metas são importantes, objetivos são legais e podem ser nossos amigos, mas não podem se transformar em ditadores. A moda e os modismos têm essa graça de nos conectar com o tempo e o espaço em que vivemos, e também de nos levar a outras épocas. Mas a nossa imagem precisa, acima de tudo, refletir quem somos e como nos sentimos.

Às vezes a gente coloca na cabeça um ideal tão fora da realidade, que começamos uma busca surreal sem lembrar que a beleza mesmo está muito mais perto e acessível. Aqui dentro, saudável, feliz, pulsando. Porque não existe creminho que cure um coração partido – a não ser que você coloque sorvete nessa lista. Além disso, qualquer pessoa fica muito mais bonita se estiver sorrindo de dentro pra fora, independente da marca do sapato, do número da roupa, da cor do cabelo e de qualquer padrão que a gente quiser pensar.

O Tempo Sempre Está a Nosso Favor

Hey Jude,

Talvez você goste destas aqui também: